quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Viajar..

Hoje eu li uma frase eu acho que define bem o Work Experience: “Viajar não é deixar as nossas casas, mas sim deixar os nossos hábitos” (Pico Iyer).

Eu estava lendo tópicos em algumas comunidades de pessoas que se decepcionaram com essa viagem e o ponto comum entre 90% delas é justamente o problema de adaptação. Eu já falei em algum post no começo do blog sobre isso. As pessoas esquecem que num programa desses nós não vamos simplesmente sair de casa e viver da mesma forma no exterior, mas vamos ter que mudar muitas coisas. Invariavelmente você vai ter que se adaptar a uma cultura totalmente diferente da sua.

Totalmente diferente, sim. Muita gente pensa que não é, mas é. Claro que tem algumas coisas em comum, mas o choque de hábitos é palpável. Você vai encontrar pessoas que não falam "I'm sorry" se trombam com você, e sim "Excuse me", e você vai achar que isso é meio arrogante. Vai encontrar pessoas que comem bacon no café da manhã e vegetais com gosto de borracha no almoço. Vai encontrar pessoas que jantam às 4 da tarde e se deitam às 8. Vai encontrar pessoas que adoram conversar, mas falam muito sobre si mesmas. Vai ter que dar gorjeta (e muita!). Vai encontrar um frio de doer os ossos. Vai encontrar uma comida à base de muita pimenta e pouco sal. Vai encontrar sucrilhos de todos os sabores. Vai se acostumar a comer um prato enorme no café-da-manhã pra aguentar o dia. Vai descobrir coisas que nem você mesmo imaginaria sobre os EUA.

Quando for fazer esse programa, tenha sempre em mente justamente essa diferença entre mudar de casa e mudar de hábitos. Ir de cabeça aberta é importante, liberar o sorriso, caprichar na educação e conversar com estranhos. Eu sei bem como é isso, porque aqui no Brasil sou daquelas pessoas consideradas antipáticas porque não gosto de conversar no ônibus e tenho sérios problemas de aproximação se não conheço alguém.

É importante mudar, ver seus defeitos e coisas que você acha que podem te atrapalhar lá fora.. Lembre-se que você estará num lugar totalmente diferente, então não tenha medo! :)

2 Comments:

  1. Anônimo said...
    Oi, Mari!
    Já emitiu sua passagem? Tá chegando...!
    Eu tow louca pra chegar logo lá e poder comprar caixas e mais caixas de cerais!! Uhull! Adorooo!
    Vou sentir falta do meu arroz com feijão fresquinho, feito pela mamãe! Mas isso a gente supera! O que vale é a experiência!! E os pacotes de 1kg de M&M'S! Huahauaha
    Nina said...
    Olá!
    Concordo com tudo que você falou, Mari. É justamente isso que eu to procurando no WE, essa diferença. Eu já passei por maus bocados quando morei na frança... Mas dessa vez vai ser diferente porque eu vou sem meus pais. To muito animada!!! :D
    beeeijo :*

Post a Comment