segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Passando frio.

A maior parte das pessoas que faz o WE vai pros EUA passar frio! Algumas pessoas preferem o calor, não sei por que.. Pra mim a coisa mais bacana do programa é ir justamente pra um lugar que seja totalmente diferente do seu país de origem.. Eu admito que me senti muito tentada a ir pro Hawaii esse ano, principalmente pelas paisagens lindas, mas a verdade é que sou sulista e sinto falta do frio maldito que passávamos anos atrás, quando temperaturas negativas não eram novidade. Hoje em dia, se faz frio perto de 0 graus é histórico! Hehehehe..


Em todo caso, provavelmente quase 90% dos participantes do Work Experience USA vão para ver neve e congelar. Bom, o problema é que muita gente vai achando que dá pra se acostumar com a temperatura.

Gente, nesses lugares a temperatura pode chegar a -30, -35 graus.. Vocês têm noção do que é isso? Em questão de segundos vc pode perder as sensações das mãos e dos pés. Acompanhado do vento, então, é batata: nariz queimado, pernas dormentes.. Sabe aquela história de que quando alguém sofre de hipotermia e a temperatura vai voltando ao normal, parece que mil facas estão entrando no corpo? Então, é verdade.



Eu lembro vividamente do dia em que em Stratton fez -25 graus. Foi a temperatura mais baixa da temporada, que foi bem ruim. Eu estava de folga e fui com dois amigos pra Rutland, cidade próxima. Lá em Vermont é comum pedir carona, mesmo que seja proibido. Nós tínhamos que ir até Manchester, que ficava uns 20 mins de Stratton de carro, pra pegar o ônibus pra Rutland. Então nos agasalhamos e fomos. Tipo, nos agasalhamos mesmo. Segunda pele, mais uma calça de lã e a calça jeans por cima. Segunda pele em cima também, mais duas blusas de lã e jaqueta de neve. Gorro, pescoceira, três meias, bota impermeável, luvas. E lá fomos nós. A nossa sorte foi que conseguimos uma carona já na saída de casa, com uma moça que tinha acabado de levar os filhos pra aula de ski (sim, eles têm aula de ski/snowboard em Educação Física hahaha). Ela nos deixou no ponto de ônibus pra Rutland e nós descemos na frente do shopping.

O problema é que sair daquele congelador pra uma bolha de calor é um tormento. Você começa a morrer de calor, suar, etc. Aí, aos poucos, fomos tirando as peças de baixo.. Foi-se a calça de lã pra bolsa e uma das blusas de lã tb.. Na hora de ir embora, como estávamos atrasados, decidimos arriscar ir sem colocar de volta. Voltamos pra Manchester e de lá tínhamos que ir até o housing mais próximo, que ficava uns 20 mins de caminhada do ponto. E estava anoitecendo, então carona era impossível de conseguir. Fomos andando.

Quando chegamos, eu não sentia as pernas, meu cabelo estava congelado (mesmo sem estar molhado!) e minhas mãos praticamente não se mexiam. E então começaram as facadas no corpo. Argh, que coisa doída. Claro que aquele dia me rendeu uma puta gripe e muita dor no corpo e moleza, por causa da queda de imunidade. Depois daquele dia, nunca mais abdiquei das minhas calças de lã e segunda pele.

A verdade é que dá pra se acostumar com o frio. No começo vc quase congela, mas depois fica mais tranquilo. Ir de um lugar pra outro, a uns -10 graus, sendo que vc tem que andar somente 5 mins, é tranquilo. Mas se for passar mais tempo na rua, esquece. Vai precisar de mil camadas de roupa sim! Se acostumar com -5 graus é fácil, mas temperaturas mais baixas - em alguns lugares já foi registrado -55 graus! - são impossíveis de serem toleradas pelo corpo humano. Pelas leis da física, se vc colocar em contato um corpo de 36 graus perto de um de -55, o natural é que seu corpo perca calor. Nem os americanos se arriscam num frio desses a sair de casa. As coisas páram. Os carros não ligam. As pessoas são proibidas de descer montanhas de ski ou snow (geralmente o alto da montanha é de 10 a 15 graus mais gelado que a base dela). Não vai ser você que vai vencer a temperatura e sobreviver de camiseta e calça jeans.

Ceroulas, segunda pele, blusas de lã, luvas, gorros, pescoceiras, etc. Ponha tudo e seja feliz. Nem que seja pra andar 10 minutos. Depois você tira, mas vai agradecer por tê-las colocado antes de sair de casa. Palavra de quem já sofreu de hipotermia no alto da montanha de Stratton.

1 Comment:

  1. Anônimo said...
    Copiei seu reologinho! rs
    Acho que vou congelar...sou carioca, n estou acostumada com isso! rs
    Bjinhos

Post a Comment