quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Depois da ceia de Natal de ontem de noite comecei a divagar lembrando do Natal que passei em Stratton, na temporada de 2006/2007.

Percebi como amadureci nesses dois anos. Na primeira vez, tudo o que conseguia pensar era em ligar para casa e falar com a minha família. Quando não consegui, chorei como uma criança. A ceia? Pão com peito de peru, às 9 da noite, envolvido de lágrimas e tristezas, sentada no chão do quarto dos meninos.

Dessa vez a coisa foi diferente. Claro que senti falta de casa, mas ao invés de chorar eu sorri quando ouvi a voz dos tios, primos, mãe e irmã.. Sorri pois percebi que a saudade era recíproca e que eles estariam ali pra sempre e que gostariam que eu estivesse lá com eles também. Dei risada, invejei a ceia de Natal com a maionese da minha mãe, mas lembrei que a nossa geladeira estava cheia de comida pra nossa ceia daqui. E não chorei. Pelo contrário: fiquei feliz, pensando que dessa vez o Natal seria diferente, cheio de risos, conversas, comida farta, presentes e amigos.

Se eu sinto falta do Brasil? É claro que sinto. Penso em ficar aqui? Penso. Mas não conseguiria não voltar pra casa. Não pela saudade, mas pela minha família maluca que tanto amo.

Mas eu tô feliz! Muito! :)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Merry Xmas!!


we wish you a merry christmas
we wish you a merry christmas
we wish you a merry christmas
and a happy new year!

good tidings to you
and all of your kin
good tidings for christmas
and a happy new year!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Christmas' week!

Depois de uns dias meio desaparecida, consegui sentar na frente do computador e atualizar o blog direito! :) Oba!

Amanhã (23), quarta (24) e quinta (25) são meus dias de folga! Esses últimos quatro dias foram insanos: eu trabalhei na sexta das 6:45 às 19:30, no sábado das 14:30 às 22:40, no domingo das 9:30 às 19:30 e hoje das 6:45 às 18:30. Dois dias foram 12 horas de pé, com o aeroporto insano de tão cheio. Por causa das tempestades de neve em todo o país e do acidente em Denver muitos vôos foram cancelados ou atrasaram e o que a galera fez? Foi comer! A coisa boa desses dias cansativos foram as gorjetas que vieram muito boas.. Eu até pude depositar meu paycheck inteiro no banco! Aliás, falando em paycheck, foram $517 dólares MUITO bem recebidos! Eu fico chateada de ver que a Tati e o Guto não tão trabalhando tanto (mas agora eles têm trabalhado mais.. ainda bem!) e não fazendo tanto dinheiro, mas fico feliz de ver que talvez meu Work Experience não seja um desastre que nem o de muita gente vai ser.. Tem gente tendo que voltar pro Brasil em alguns lugares por não conseguirem emprego! E muita gente vai sair no vermelho.. Mas da gente aqui, tá todo mundo trabalhando o suficiente pra se manter e juntar uma graninha, ainda bem!

Tirando essas questões financeiras e trabalhísticas, não tenho muito mais o que contar.. Na sexta conheci um cara que conhecia Curitiba por causa do sistema de transporte público e achei o máximo! Ontem levei uma cantada de um velhão que disse que minha voz era linda e no sábado um cara disse que todas as brasileiras eram lindas, era só olhar pra mim HAHAHA me divirto!

Falar em sábado, o último foi o pior dia pra mim aqui nos EUA. Foi o primeiro dia que me perguntei realmente "o que eu vim fazer aqui de novo??", por causa do trabalho pesado, da saudade de casa, etc.. Chorei, até, mas depois passou! A verdade é que tô muito feliz aqui e até pensei em ficar pra sempre (mãe, não morre do coração! eu vou voltar, relaxa hahaha)! Não penso em voltar pra casa, só agora imagino que vai dar um apertinho no coração por conta do Natal, Aniversário e Ano-Novo..

Aniversário! É, dia 27/12 estarei completando 22 anos. Tô velha!! E vai ter festa, AEEEEEE!

E no Natal vamos fazer uma ceia improvisada, amigo secreto, bem feliz :) E no Ano-Novo, acho que vamos na casa de uns brasileiros fazer festaaaaa! Tô precisando de uma festa hehehe :)

Bom, acho que é isso! Tô morrendo de saudade de todos!!

Beijão!

sábado, 13 de dezembro de 2008

Sinal de vida

Well, aqui estou eu de novo para mais novidades!

Os dias passam muito rápido aqui! Já faz 15 dias que estou em Salt Lake, e hoje eu me dei conta que em três meses essa festa toda acaba! :( Já fiquei triste pensando nisso hahaha

Bom, o trabalho anda bem puxado. São 9 horas por dia e já trabalhei um dia a mais do que o esperado e segunda trabalharei 9 horas a mais pra substituir um call sick. São muitas horas de pé, mas o dia em geral passa rapidinho. Eu sempre fico empolgada pra fazer alguma coisa quando chego em casa, mas aí bate um cansaço muito grande.. Tem alguns lugares aqui que eu ainda não fui visitar, mas quero ver se vou amanhã (day off) e depois na segunda depois do trabalho!

Nevou aqui essa semana! No primeiro dia a neve não foi muito forte, mas hoje nevou MUITO e a previsão é de neve até sexta-feira da semana que vem! Tem uma enorme frente fria (gelada!) nessa parte do país e muitos alertas de tempestades e tudo mais. Mas é lindo ficar olhando a neve caindo e se acumulando.. A maioria das pessoas aqui nos EUA não gosta da neve porque é horrível pra dirigir, mas a gente fica babando aqui hehehe..

Bom, eu já conheci todas as pessoas que trabalham comigo. São todas muito queridas! No dia 6 teve a Christmas party da ATG e nós não tínhamos sido convidados por sermos novos na empresa, mas o povo que trabalha comigo me convidou pra ir com eles :) Me pegaram em casa e me trouxeram e eu ainda tive um jantar de gala com salmão, carne, frango, batata.. Hummm..

Falando em comida, tenho certeza que vou voltar gordinha pro Brasil. Apesar da gente estar comendo bem, pois fizemos compras de comida decente no Walmart (macarrão, carne, frango, salada..), eu sempre acabo comendo uma ou outra porcariazinha a mais durante o dia com as gorjetas que eu ganho! Hahaha..

Nós estamos procurando segundo emprego, mas a Tati e o Guto estão procurando mais que eu. Eu não tô MUITO preocupada pois tenho feito mais horas que todo mundo e ganho gorjetas, e já tô pensando seriamente em abrir mão de comprar um laptop pra gastar tudo com viagem.. E eu acredito que daqui pra frente a coisa melhore porque finalmente a neve resolveu dar as caras hehe :)

No mais, não tenho muito o que contar. Estamos pensando em nos mudar, já vimos alguns lugares, mas o melhorzinho para nós é aqui perto, pra morar em 6 pessoas num apartamento de 2 quartos e 1 banheiro.. 300 por mês com tudo incluso! Sai mais barato que aqui, mas não SUPER mais barato..

Bom, acredito eu que seja isso :) Tô com preguiça de baixar e colocar fotos aqui, então qualquer coisa entrem no meu perfil do orkut e vejam o álbum de Salt Lake que tá aberto pra todo mundo :)

Beijão pra todos, cheinhos de saudade!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O emprego

Bom, tava na hora de vir atualizar por aqui de novo. :)
Hoje comecei oficialmente no emprego, na loja mesmo. Trabalhei 8 horas e foi super cansativo, mas muito divertido at the same time!
As pessoas são muito queridas, minhas supervisora se chama Rhea. Aprendi a fazer sanduíches e cafés de todos os tipos e experimentei tudo na loja! Hahaha.. Foi super bacana! Só que eu não trabalho só ali, trabalho na outra On the Fly tb.. Tomara que as pessoas lá sejam queridas também :)
No mais, tá tudo bem.. Tô bem cansada, mas me adaptando legal! Somos só 8 por enquanto, mas deve chegar mais gente hoje.. :)
E no mais, é isso!
Saudade de todos!
Beijo!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Salt Lake City, yeah!

Finalmente consegui um tempo pra sentar na frente do computador sem muita gente em volta e vir atualizar o blog direito!


Bom, estou em Salt Lake desde Sábado 11h30 da manhã (16h30 no Brasil). O caminho até aqui foi longo e cansativo.. Saí de Curitiba às 15h45, cheguei em São Paulo 16h45, fiquei no aeroporto mofando, porém feliz (!). Não encontrei as meninas que tinha combinado de achar, o aeroporto é grande demais e eu não queria sair por lá carregando minha mala de 25 quilos! Hehehe.. Fiz meu check-in às 19h30 e depois disso fiquei sentada, jantei (viu, Bre?) e fui pra sala de embarque umas 22h30.. Meu vôo saiu bem na hora, 23h55. Por sorte a tiazinha do check-in me pôs num corredor =) E não tive que me preocupar com nenhum tiozão gordo sentando do meu lado! Hahahaha.. Não consegui dormir praticamente nada no avião e fiquei vendo filme.. Chegamos em Dallas às 06h05 pontualmente (10h05 no Brasil) e na fila da imigração conheci uma menina que ia pra Vail, a Clara.


Uma coisa importante: eu errei o I-94 duas vezes! HAHAHA! Tomem cuidado, mas se vcs errarem não se preocupem porque no vôo tem uns pra pegar e na descida, antes da imigração, também :) a imigração é tranquilíssima, o oficial foi super simpático comigo! Depois de passar pela imigração, peguei a mala, despachei na outra baggage claim e fui embarcar de novo.. Meu vôo pra Salt Lake era só as 9h30 (13h30 no Brasil), então eu e a Clara ficamos passeando e conversando pelo aeroporto..


Só que eu não tinha a menor noção do tamanho do lugar. Gente, que aeroporto GIGANTE! Lá pelas 9h eu decidi procurar meu portão de embarque, achando que tava super perto.. Que ridículo, eu tava no portão D36 e o meu era o C36.. Andei, andei, andei, cheguei no C10 e tinha uma placa pra subir pra ir até o C36.. Isso já era quase 9h15.. E AINDA TIVE QUE PEGAR UM TREM ATÉ O OUTRO TERMINAL! Por sorte o trem veio rapidinho, aí saí correndo e cheguei no portão de embarque as 9h25.. Quando mostrei meu cartão de embarque a mulher me mandou voar pro avião que ele tava quase decolando hahahaha.. Aí foram mais 3 horas de viagem..


Cheguei em Salt Lake e o Ninho foi me buscar no aeroporto =) Ninho é um dos brasileiros que mora no quarto da frente do nosso.. Estamos em 5: eu, a Tati e o Guto em um quarto e o Ninho e o Nando no outro.. Já praticamente viramos americanos.. Tomamos cerveja quase toda noite e comemos pizza, saímos pra comer comida mexicana, etc.. A nossa casa tem TUDO em volta: Wendy's, Taco Bell, Carls Jr, Subway e assim vai.. Vou voltar rolando =)


Hoje começa a maratona trabalho.. Vou fazer meu crachá de acesso ao aeroporto, e amanhã começa o treinamento, que vai até quinta. E sexta já começo a trabalhar! Assim que sair meu schedule vou começar a procurar second job.. Quero juntar uma grana MUITO boa e ir passear bastante.. Tô pensando em ir pra Chicago em algum day off! =)))) (L)


Aqui algumas fotos de algumas coisas.. Hoje vou passear mais! Quem quiser ver mais fotos, tem várias no orkut já! Tem o link aqui do lado e esse álbum da viagem é aberto pra todo mundo




eu, tati e guto, no centro de salt lake, tirando fotos felizes!)




(eu e guto, no ônibus!)




(nossa cozinha!)


Beijo!!

Novidades

Gente, tô aqui em Salt Lake!!
Tenho várias coisas pra contar e fotos, mas amanhã eu escrevo direito.. agora vim só falar que tá tudo bem! Hehehehe :)
A cidade é linda, as pessoas são super simpáticas, e amanhã começa a maratona de treinamentos, abrimento de contas no banco, etc..
Estarei aqui em breve com mais notícias :)
Beijo!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Realidade

Bom, agora é real. Definitivamente. Daqui mais ou menos 15 horas estarei levantando vôo de Curitiba com destino a São Paulo, Dallas e, por fim Salt Lake City.

Admito que o friozinho na barriga demorou pra vir. Agora que sentei aqui deu um gelo.. Depois de abraçar as minhas melhores amigas (tirando uma, que já tá lááá em Salt Lake me esperando hehehe), de ficar rindo lembrando dos tempos de calouras, dos tempos que trabalhávamos juntos.. De ficar olhando pra elas e vendo o quanto vou sentir falta desses nossos momentos gostosos.. Deu um aperto no coração.. E agora tô aqui, chorando, depois que elas foram embora, pensando no quanto vou sentir falta desse amor todo que a gente tem.. Poxa, vai doer tanto..

E o pior é ir, e deixar minha família toda em Santa Catarina, no meio daquele caos. Fico tão preocupada.. Me dá um aperto, pensar no Natal em família sem a vovó, e no meio de toda aquela bagunça que com certeza até lá não vai estar nem perto de ter melhorado..

A minha mãe, a minha irmã, meu pai.. Essa família cheia de loucuras e problemas, que não é perfeita, muito pelo contrário.. Mas que eu amo, independente do que aconteça..

A minha família daqui, cheia de risos e histórias.. Ah, como vou sentir falta disso tudo..

E de um tanto de pessoas que me marcaram de alguma forma.. Que vão me fazer sentir o coração apertado e pequenininho pensando que não vou conversar, ouvir a voz, ler as msgs.. E, sabe.. deixa pra lá..

Pela primeira vez nesses 6 meses tô realmente me sentindo triste.. Sei que vai passar, que vou derramar algumas lágrimas, que lá já tem um grupo de 4 brasileiros prontinhos pra fazer uma welcome Mari party pra mim hehehe.. Mas pensar em todas essas coisas, em todas essas pessoas, na forma como elas são importantes pra mim.. Ah, como eu amo!

Vou sentir a falta de todos vocês. Muito. Vocês não têm a menor idéia.. Mas eu tô feliz! De verdade! :) Porque eu sei que volto, e sei que vocês não vão ter me esquecido e estarão esperando por mim também..

Obrigada!
E até a volta!!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

3 dias..

Tô quase indo.. As malas tão prontas, as passagens em mãos.. Hoje falei com a Tati e o Guto, que já tão lá, e fiquei elétrica.. tô vendo a insônia chegando..

Tic, tac, tic, tac..

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

99% publicitária!

Bom, agora sou 99% publicitária! Tirei 100 no TCC! \o/ Agora falta só fazer uma prova no sábado e esperar a formatura ano que vem.. :))) Mas nem tô muito eufórica porque ano que vem acho que vou começar tudo de novo nessa vida de universitária.. mais uma faculdade em vista ;)

Agora, de volta ao tema mais importante dessa nossa vida: a viagem! :D

Ontem, finalmente, consegui parar e terminar de arrumar a minha mala! Ela tá linda, formosa e pesando 20kgs aqui do meu ladinho. Tenho uns 90% de certeza que eles vão abrí-la para uma revista, já que tô levando diversas coisas líquidas (sabonete liquido, adstringente, sabonete pro rosto, desodorantes, hidratante, etc..) e vão achar que estou indo fabricar uma bomba nos EUA! \o/

Desde ontem as despedidas finais começaram.. Ontem, no Come-come, uma comemoração regada à esfiha e cerveja por causa do TCC e alguns abraços.. Hoje a despedida foi do churrasco em grande estilo no Batel Grill, uma das melhores (e mais caras) churrascarias de Curitiba! Amanhã, despedida de praticamente todo mundo da faculdade na última vinhada a que estarei presente na vida. Sábado, churrasco com a família da minha mãe, em Santa Catarina. Domingo, despeço-me do mar e do sol que adora me deixar vermelha que nem um pimentão. Na segunda, um adeus à Intercultural, pelo menos em 2008. Na terça, café colonial com meus amigos queridos do colégio. Na quarta, jantar no Yokohama com a família do meu pai. Na quinta, reuniãozinha aqui em casa com as amigas da faculdade. E sexta, embarque! \o/

Agora falta realmente muito pouco.. E é delicioso ler notícias do povo que já tá lá, pela comunidade do Orkut.. Vai subindo um friozinho na barriga absurdo.. Ai ai ai!!

Por hoje é isso! Na segunda vou buscar meu kit e só devo postar horas antes do embarque! Aaaaaahhhhhhhh, que delícia!!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Barata tonta.

Agora está tudo praticamente encaminhado.. Na segunda, dia 24, vou buscar meu kit na Intercultural, pegar as passagens, meu passaporte, minhas informações do seguro, etc, etc, etc. Depois vou passar 3 dias surtando! \o/

Na verdade, eu já tô meio barata tonta. Falta muito pouco pra acabar a faculdade.. Tenho um trabalho pra entregar amanhã à noite, que já está pronto, a apresentação do TCC na quarta de tarde e uma prova sábado de manhã.. Aí acaba! PRA SEMPRE! Depois de 4 anos de sofrimento, tortura, vontade de desistir, lágrimas, trabalhos irritantes e professores inúteis, finalmente vou me formar! Deixarei de ser "Estudante" para me tornar "Publicitária". Falida e frustrada, é verdade, mas ainda assim..!

Nesses 11 dias que faltam, sei que vou ficar bem perdida em casa.. Hoje já acordei meio "o que eu faço agora?", já que não tenho praticamente nada pra fazer.. Fico olhando pra mala, que tá quase pronta, mas não posso terminar de arrumar enquanto não comprar e pegar as coisas que faltam..


(minha mala bagunçada!)

Semana passada entrei em contato com a minha manager pra me organizar quando chegar.. Vou chegar em Salt Lake City às 11h25 AM do dia 29/11.. De lá, pego uma shuttle gratuita até o Candlewood Suites, minha futura casa! Passo o Sábado e o Domingo explorando a cidade (dependendo vou até pegar uma shuttle e ir pra Park City fazer snowboard, já de cara.. que saudade! - minha mãe vai surtar quando ler isso) e na Segunda, dia 01/12, vou até o Aeroporto encontrar a Rosaria pra fazer minha identificação. Na terça, dia 02/12, meu treinamento já começa!! \o/ Achei que ia ter que esperar até o crachá ficar pronto, mas não! Êêê! :)

Agora vou parar de escrever e voltar ao meu momento barata tonta, pensando na viagem e sem ter o que fazer.. Tomara que esses 11 dias passem voando.. Aaaii, quero ir já! Pode?! :)

Beijos!!

sábado, 15 de novembro de 2008

Despedida!!


Se você mora em Curitiba, não perca a chance de vir me dar um abraço de boa viagem! Hahahaha =)

Faltam 13 dias.. \o/

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Minha mãe. Minha irmã e nossos jantares toda primeira sexta-feira do mês. Meu quarto. Acordar depois das 9. Minhas gatinhas. Internet todo dia. Frango assado com macarrão e maionese de domingo. Bolo da vovó feito especialmente pra mim. Mexicano. Yakissoba sem vegetais. Bota de salto alto e bico fino. Churrasco na casa da vó. Praia. Chamyto. Passatempo recheada. Ir pra Campinas em Janeiro. Falar com a Carol todo dia. Ouvir a Malu reclamando de tudo. Chamar a Fatuch de Fatuch. Ir nos jogos do Paraná. Minhas músicas. Dirigir. Hot Filadelphia. RB com todo mundo. Meus livros. Pão de queijo. Brigadeiro e beijinho. Natal em Gaspar-SC. Encher a cara no Ano-Novo. Meus primos pentelhos. Esmagar o João Victor até ele dizer chega. Meus seriados preferidos. Guaraná. Picanha (muita picanha). Strogonoff da mamãe. Bolo de cenoura. Ficar de pijama o dia inteiro. Apertar a tia Maria...

E assim eu poderia continuar até o dia do embarque..

sábado, 8 de novembro de 2008

Eu estava aqui relendo os posts do blog e reparei que eu nem falei muito sobre a cidade em que vou morar, né? Então, aí vai um pouquinho de informações sobre Salt Lake City, a capital de Utah!


Salt Lake City tem aproximadamente 200 mil habitantes e é a "casa" dos mórmons. A Temple Square (um complexo mórmon) é um ícone dos mais famosos do estado de Utah. Apesar de estar distante apenas 40 minutos de Park City e ter outras montanhas de menor porte nas redondezas (como Snowbird), Salt Lake não é uma cidade tão fria.

O Aeroporto Internacional de Salt Lake City é o local onde fica concentrada a maior parte dos intercambistas do Work Experience USA. Alguns empregadores que contratam lá são a ATG, Airserv e HMSHost. A cidade possui várias oportunidades de segundo emprego pelo grande número de restaurantes e hotéis. Um fato interessante é que a cidade de Salt Lake City é a casa da Delta Airlines, fazendo com que as passagens dessa empresa sejam muito mais baratas saindo de ou indo para a cidade.



O transporte em Salt Lake City é feito pelo Utah Transit Authority e a maioria das linhas tem seu ponto inicial/final na Grand Central Station. Além dos ônibus, existe também o TRAX, a linha de trem. Para os intercambistas, a melhor opção é a compra de um passe mensal, no valor aproximado de U$70,00. O passe dá acesso ilimitado durante o dia à todas as linhas do UTA e TRAX.

Uma das maiores atrações do estado de Utah é o Sundance (festival de cinema), realizado em Park City. Algumas peças também são apresentadas em Salt Lake City. Essa época do ano (fevereiro) é uma das mais movimentadas do aeroporto e da cidade de Park City.

Outras atrações da cidade são os jogos de basquete (o time é o Utah Jazz), futebol americano (o time é o Utah Blaze), hockey (o time é o Utah Grizzlies), o The Gateway (shopping a céu aberto), a biblioteca (que possui o maior acervo de árvores genealógicas do mundo!) e, claro, o Temple Square.

Para os brasileiros que costumam morrer de saudades do churrasquinho, Salt Lake possui duas churrascarias brasileiras, que servem até Guaraná! A cidade também possui lojas como Wal-mart, Bestbuy, Circuit City, Apple..

E, o ponto turístico que dá nome à cidade: O Great Salt Lake! Infelizmente durante o inverno o acesso ao público é proibido, mas andando nas rodovias em sua volta é possível encontrar paisagens de tirar o fôlego!

Moradia:

A opção de moradia pra quem vai fazer o WEUSA em Salt Lake é variada. Para quem trabalha no aeroporto, apartamentos como o Sky Harbor e o Citifront são as melhores opções. Entretanto, é preciso negociar a questão dos contratos, que em geral são de 6 meses a 1 ano. Dá pra conversar.. Outra opção para quem trabalha no aeroporto é o Candlewood Suites, o local onde vou morar. Conversando-se, pode-se conseguir preços acessíveis a serem pagos semanalmente. Outras opções são os apartamentos mais centrais, como o Northgate e o Palladio, mais caros, porém localizados na parte central da cidade. Em todas essas opções, o acesso à linha de ônibus é muito fácil.

Existe, ainda, a possibilidade de alugar uma casa. Entretanto, estas são mais distantes dos locais onde normalmente encontram-se os empregos e, portanto, o ideal é a compra de um carro.

Bom, acho que é isso!
Como diriam os Beach Boys, em sua música "Salt Lake City"..

Down in utah
We dig a city called Salt Lake
It's got the grooviest kids
That's why we never get tired of Salt Lake
And the way the kids talk, so cool
Is an out of sight thing
And the number one radio station
Makes the town really swing, yeah
Salt Lake City, we'll be coming soon!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Momentos de stress.

Pela primeira vez desde que eu criei esse blog vou falar um pouco menos sobre Work Experience e um pouco mais sobre as circunstância em que me encontro nesse momento.

Em exatas 2 semanas estarei apresentando minha banca de TCC. Depois de quase 1 ano escrevendo aproximadamente 100 páginas no Word sobre Publicidade, Meio Ambiente, Campanhas educativas e tudo o mais que englobe esse mundo maldito entupido de discussões ambientalmente corretas, eu terei 20 minutos para enfiar todo esse monte de informações em 20 slides de Powerpoint e apresentar para uma banca de professores maníacos.

Eu passei o dia de hoje inteiro - sem exceção! desde as 7h45! - falando sobre, reescrevendo e revisando essa porcaria de TCC. São 22h11, minha cabeça dói e eu não vejo a hora de apresentar, ouvir minha nota e finalmente poder dizer: ok, estou formada!

E nessa confusão toda, consegui arranjar tempo pra gastar R$150 no mercado com itens que vão dentro da minha mala de viagem. E ainda ganhei de presente um despertador bizarro muito fofo com formato de dinossauro da minha mãe (que está sendo rejeitado pelos meus roommates)! Vou virar piada nos EUA! \o/

Vai, tempo, passa rápido.. Só mais 22 dias..

sábado, 1 de novembro de 2008

Bom, agora que o visto foi concedido, o que fazer? Essas últimas semanas são, provavelmente, as mais tensas de toda a preparação para o intercâmbio: arrumação de malas, final de semestre, demissões de estágio, emoções mais à flor da pele que o normal..

Ontem eu queria socar minha mãe. Decidi que preciso embarcar logo, antes que tenha vontade de matá-la! Hahahaha.. Fico num vaivém emocional enorme, porque me sinto culpada por ter raiva dela e ao mesmo tempo não consigo conter esse sentimento.. Acredito que seja porque da última vez que viajei nossa relação melhorou 100% depois que eu voltei dos EUA.. Depois de 2 anos, estamos precisando de 4 meses longe de novo..

E as malas? A minha já está aqui do lado, com algumas coisas jogadas de qualquer jeito dentro.. As calças sociais, pijama quentinho, meias de fio grosso, alguns itens de higiene, blusas de lã, etc.. Estou comprando algumas coisinhas aos poucos pra não fazer um buraco no bolso da minha mãe.. Mas pelo menos a mala já está meio encaminhada.. Provavelmente só vou ter tempo de arrumá-la de verdade depois do dia 19.

Dia 19 porque é a data da minha banca do TCC. Faltam poucos dias, já estamos pensando na apresentação, os bonecos já estão impressos, falta convidar os professores.. Depois que apresentar, gostaria muito de pôr fogo nele! Depois de praticamente 1 ano lendo e escrevendo sobre a mesma coisa, tudo que quero é esquecer as expressões "meio ambiente" e "atividades lúdicas voltadas para cada faixa etária".

De resto, não consigo me concentrar porque começo a pensar na viagem e vai surgindo um frio na barriga que me faz ter vontade de sair pulando pela casa! Como a Tati disse, dá vontade de dançar! Ai, falta tão pouco tempo..

Minha programação para as próximas 3 semanas é a seguinte..

02/11 - RB churros e crepes! (adiada)
03/11 - Começar a montar a apresentação do TCC. Iniciar trabalho de Com. e Tecnologia.
04/11 - Aulas de Inglês III.
05/11 - TCC day!
06/11 - Aula de Inglês III. Continuar o trabalho de Com. e Tecnologia. Jantar no Yokohama.
07/11 - Continuar o trabalho de Com. e Tecnologia.
08/11 - Aula de Francês I. Aniversário do Molina no Alemão!
09/11 - TCC =/
10/11 - Correções finais do TCC.
11/11 - Impressão do TCC. Prova de Inglês III e Aula de Comunicação e Tecnologia.
12/11 - Reunião do TCC.
13/11 - Finalizações no trabalho de Com. e Tecnologia.
14/11 - Finalizar a apresentação do TCC.
15/11 - Barzinho de despedida!
16/11 - Aniversário do meu pai!
17/11 - Finalizar a apresentação do TCC e o trabalho de Com. e Tecnologia.
18/11 - Ensaio para a banca do TCC e entrega do trabalho de Com. e Tecnologia.
19/11 - Banca do TCC às 16h30! Comemoração pós-nota!
20/11 - Almoço no Batel Grill.
21/11 - Arrumar a mala. Vinhada.
22/11 - Prova de Francês I e viajar para a casa da vó em Santa Catarina. Churrasco com a família de lá.
23/11 - Praia!! \o/
24/11 - Conferir documentos, passagens, visto, etc.
25/11 - Descobrir se passei em Com. e Tecnologia.
26/11 - Mini-reunião com algumas pessoas queridas.
27/11 - Passar o dia ansiosa para viajar.
28/11 - EMBARQUE! \o/

Ufa.. Olhando essa lista enorme até parece que falta muita coisa e muito tempo, mas a verdade é que são só 4 semanas.. 6 meses se passaram desde que me inscrevi no programa.. O que são 4 semanas, né?

Ah, descobri que minha passagem foi emitida com o dólar IATA a R$2,18.. Era mais ou menos o que eu tinha em mente.. E minha mãe vai poder pagar isso em 3 vezes lá na Intercultural, o que é muito bom! =) E que o dólar volte a cair mais e mais, pra eu comprar os 250 dólares que faltam..

Cheers!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Entrevista consular.

De volta! Pra contar que deu tudo errado.. Tá, tá, mentira! Meu visto foi concedido, assim como de todas as outras pessoas no ônibus! Até agora, a Intercultural com 100% de vistos concedidos! =) Oba! Agora... É SÓ IR!

Ontem, saímos de Curitiba por volta das 11 da noite.. Chegamos em São Paulo às 5:30 da manhã, o primeiro ônibus de estudantes.. Tinha duas pessoas na fila! Eu era a 16a! Por volta das 6:30 da manhã eles começaram a liberar a entrada e logo estávamos sentadinhos nas cadeirinhas com uma senha esperando a pré-entrevista.. Algumas pessoas passaram corrigindo nossos formulários, tipo data, espaços em branco, etc. Nothing major.. Por volta das 7 da manhã as pré-entrevistas começaram.. Já de cara o tiozinho me odiou porque eu entreguei um papel que não era pra entregar junto, hahahaha..

Aí fomos encaminhados pra pagar a taxa de reciprocidade de $40 dólares (R$100).. Depois, sentamos em outras cadeirinhas esperando o momento de tirar as digitais.. Aí começou minha dor de cabeça.. As senhas começavam em 8001, a minha era a 8011.. As senhas foram sendo chamadas até que... 8010... 8012! Opa, cadê? Quase todo mundo foi menos eu! Pronto, pensei que o tiozinho tinha resolvido me ferrar hahaha.. Depois de uns 20 minutos de espera minha senha foi finalmente chamada.. Tirei as digitais com una chica muy simpática e fui esperar a entrevista de verdade..

As entrevistas só começaram por volta das 8 da manhã.. A partir dali, elas eram pela ordem de quem tinha tirado as impressões digitais, então tive que ficar esperando.. Tinha dois guichês abertos, o 9 e o 14. No 14, um loirinho de cara fechada e no 9 alguém que não conseguíamos ver.. A diferença é que no loirinho as pessoas ficavam 10 segundos e no outro, 2 minutos.. Quando minha senha começou a chegar perto, abriu mais um guichê, o 10.. No 10 e no 14, todo mundo saindo rapidinho.. Aí uma menina do nosso ônibus estava no guichê 9 e ninguém sabia o que estava acontecendo, pois ela estava lá fazia quase 10 minutos e com uma cara de "que merda", mas sem pegar nenhum documento (no fim o visto dela foi concedido!).. Já tava me desesperando, rezando pra me chamarem no 14 (onde a única pergunta feita era "What kind of job are you going to do?"), mas, é claro, a Julian saiu e minha senha foi chamada no 9! Fui com as pernas bambas pensando no visto negado já (otimista que só, né?! haha)..

C: Bom dia!
M: Bom dia!
C: Formulários e passaporte, por favor.. Take the phone, please (era o único guichê onde o telefone de presidiário estava sendo utilizado). Have you ever been to the United States?
M: Yes.
C: How many times?
M: Just once.
C: For how long?
M: Three months.
C: What were you doing there for all this time? (com uma cara de espanto)
M: Work Experience USA! (com um sorriso!)
C: Ahhh, ok! When do you graduate? (a pergunta maldita.. olhei fundo nos olhos dele..)
M: Next semester! (uma mentira não tão mentira assim, já que minha formatura é só em Abril!)
C: What do you study?
M: Advertising!
C: Ah, ok! Seu visto foi aprovado, pode ir pagar a taxa do SEDEX! Boa sorte! (super sorriso!)
M: Obrigada!!

E assim foi. Mais longa do que eu esperava, mas tranquilíssima. Depois de mim, não sei como foram as entrevistas, sei que pra algumas pessoas perguntaram pra onde iam, se tinham emprego, mas não sei de ninguém que teve ao menos o Imposto de Renda solicitado. Foi muito tranquilo.

Depois ficamos lá enrolando.. Era pra termos ido embora às 9, mas dois meninos que estavam em São Paulo e iam voltar com a gente chegaram no consulado as 8 da manhã, atrasando tudo e fazendo a gente ir embora só quase 11 horas..

Foi muito rápido! O consulado está muito ágil e rápido e pelo menos na Intercultural não teve nenhum visto negado. Como saí cedo, não vi se o povo de outras agências teve. Tinha uma galera da STB na porta do consulado, na fila quilométrica, às 10 da manhã. Devem estar saindo de São Paulo agora, coitados! Hehehehe..

Mas é isso! Foi rápido, prático e indolor.. Agora é só arrumar as malas e ir.. literalmente! Aaaaaaaaah, que delícia!!

Cheers!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Últimos gastos.

Do meu bolso, agora só saem mais 210 230 reais! 100 do ônibus para São Paulo, pra tirar o visto dia 30, 80 100 da taxa de emissão e 30 de SEDEX. E aí me sobrará dinheiro pra comprar mais dólares e ser feliz! =)

No mais, hoje estou indo na Intercultural revisar meus documentos do visto pra viagem semana que vem. Hoje tô indo pra casa da minha vó e pra Oktoberfest (já posso riscar mais coisas da lista do que fazer!) e Domingo estarei de volta pra Pre-Departure Orientation. Meu TCC já está pronto (finalmente!) e a meio caminho das mãos da minha orientadora para revisões finais. Depois, só preparar a apresentação da banca e começar a arrumação das malas! Tô empolgada! =)

Com essa história de comer milhões de coisas que vou sentir falta, tô me sentindo uma bolinha. Essa semana jantei fora três dias, mas também matei meu desejo de comer várias coisinhas gostosas e passar tempo com a minha irmã e meus amigos.. Fato é que já tô morrendo de saudade dessas nossas saídas gordinhas e recheadas de double drinks hehehe.. E já tô morrendo de saudade da minha irmã, em particular, porque sei que é da amizade dela que vou sentir mais falta.

Hoje vim só encher linguiça, mesmo. Agora só volto pra contar se meu visto foi ou não concedido. Me-do. Torçam por mim!

Cheers!

domingo, 19 de outubro de 2008

Muito pouco tempo!

Agora falta muito pouco tempo. As passagens confirmadas, o trecho doméstico pago, o visto a menos de 2 semanas de distância.. É praticamente só arrumar as malas e ir!

O frio na barriga começa a bater, os planos de fazer mil coisas antes de viajar. Tenho mais cinco finais de semana no Brasil em que quero: comer comida japonesa mais uma ou duas vezes, jantar no Mexicano, comer o sanduíche do Peggy, pizza do Porão Italiano, picanha na churrascaria do portal, chicken finger com milkshake no Kharina, ir de novo para a Oktoberfest, sair pra tomar double drinks com o pessoal, um barzinho de despedida, viajar pra casa da vó, ir pra praia pra ficar menos branca, ver se o São Paulo vai ser campeão brasileiro, ver o Paraná não cair pra terceira divisão, ver o Vasco e o Atlético-PR caírem e o Coxa não conquistar nada (he-he!) (depois do 5 x 0, já era!), apresentar o TCC e sair para comemorar depois, comer todos os almoços de domingo especiais da mamãe e, no meio de toda essa orgia culinária de saudosismo, emagrecer para poder engordar nos EUA sem ressentimentos.. Hahahah.. Será que dá tempo?! =)

Já tô com saudades do Brasil, morrendo de inveja da minha família que vai passar o Ano-Novo em Floripa.. Mas também tô na pilha pra viajar, passear, conhecer mais um pouco dos EUA, perder dólares em Las Vegas, ver o Grand Canyon, Hollywood, brincar na Disney, ver uma peça na Broadway, fazer snowboard sem quebrar o braço de novo, ver o Utah Jazz jogando, falar inglês e tudo o mais que essa viagem envolve..

Tô cheia de expectativas, muito maiores do que da primeira vez porque simplesmente sei que a bagagem que adquiri na minha primeira viagem vai me fazer estar muito mais lá do que aqui dessa vez. Vou engolir cada segundo dessa experiência, porque sei que quando eu voltar para o Brasil todo mundo vai estar de braços abertos pra me receber e com tanta inveja do meu Ano-Novo quanto eu terei do deles.. =)

Ah, tempo.. passa logo!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

It pays off big time!

Olha, quando eu falo pras pessoas serem pentelhas, elas me acham louca! Bom, tenho certeza que grande parte das pessoas com quem sou pentelha deve me odiar fortemente, mas definitivamente.. it pays off being annoying!

Mandei um e-mail para a Mariah agora pouco perguntando se eles tinham previsão de quando as confirmações das passagens iam sair e ela acabou de me responder falando que as minhas já foram confirmadas nos dias que pedi! \o/ Se eu não fosse chata, talvez fosse ficar sabendo dessa informação sóóó mais pra frente!

Amanhã vou comprar o trecho doméstico.. No fim das contas, minha viagem vai ficar assim..

Dia 28/11
Curitiba - São Paulo via TAM, saindo às 15h45, com chegada prevista para as 16h45.
São Paulo - Nova York Dallas via American Airlines, vôo AA962 das 23h55, com chegada prevista para às 06h05.

28/11
Nova York Dallas - Salt Lake City via American Airlines, vôo AA619 das 9h30, com chegada prevista para às 11h25.

16/03/09
Salt Lake City - Orlando, em companhia da minha querida irmã para passar dias felizes na Disney!

25/03/09
Orlando - Nova York, para passar um dia passeando por lá!

25/03/09
Nova York - São Paulo via American Airlines, vôo AA951 das 21h45, com chegada prevista para as 08h30.

26/03/09
São Paulo - Curitiba via TAM, saindo às 11h40, com chegada prevista para as 12h40.

Oba, tô feliz! =)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

DS2019 - parte 2!

O bonitinho tava na agência, só me esperando. Lindo, com todas as informações certinhas, com todos os ênes e êmes no lugar certo, com todos os tês corretamente riscados e espaços para assinar! \o/

Mas agora a porcaria do site pra pagar a taxa SEVIS não funciona de jeito nenhum. Tô aqui no F5 o tempo todo pra ver se ele volta ao ar, mas acho que não volta hoje.. Já mandei um e-mail pra Mariah sobre isso, vamos ver se eles têm alguma informação por lá.. =)

Aí só vai ficar faltando pagar a taxa do Citibank e ir pra São Paulo tirar o visto!

E o dólar tá caindo e tá estável o dia todo, ainda bem! Tomara que continue assim, porque tava contando com ele a R$2,30 e agora tá mais barato! Huhuhu..

E a gente fica aqui, só esperando, agora.. =*

update às 20:22: No fim das contas não era o site da taxa SEVIS que tava fora do ar e sim meu adorado computador que resolveu dar problema na conexão por algum motivo bizonho e desconhecido.. Tive que pedir pra Tati fazer pra mim e agora tá tudo certinho! Obrigada, flor! =)

update às 16:30 do dia 14/10: Taxa do Citibank paga! \o/ E o melhor: com o dólar a 2 reais! Uhuuuuu!

domingo, 12 de outubro de 2008

DS2019

Na sexta a Mariah me avisou que meu DS2019 já está na agência! \o/ Segunda feira vou lá para confirmar os dados.. Tô aqui rezando pra que não tenha vindo nenhuma informação errada nele e eu precise gastar 50 dólares pra emitir um novo, correndo o risco de ter que adiar meu visto e até mesmo a viagem.. Só de pensar os cabelinhos ficam em pé hehehe.. Com a maré de azar que tá passando pela minha vida atualmente, é bem capaz de vir tudo errado mesmo! Hahaha.. Ai, Deus, por favor, não faça isso comigo.. =)

(meu DS2019 de 2006)

(Para quem não sabe, o DS2019 é o documento mais importante de todo o seu Work Experience. É ele quem determina o período de tempo que você está autorizado a trabalhar, independente das datas do seu visto. É um documento que vive dando dor-de-cabeça para os participantes do programa, porque vez ou outra vem com algum erro e qualquer letra fora do lugar, número errado pode significar a não-autorização da sua entrada nos Estados Unidos. Independente de que agência você tenha escolhido, é importante que você preencha todas as informações necessárias para esse documento corretamente.. Validade do passaporte, seu nome e sobrenome (com todas as letras bizonhas que ele tenha, como é o meu caso hahaha), cidade onde nasceu, onde o passaporte foi emitido, etc e tal. Um erro no DS2019 pode significar adiar a sua viagem pois ele é emitido nos EUA e demora para chegar ao Brasil.)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A hora do desespero.

E agora? A gente senta e chora?! No momento, o dólar turismo venda está sendo cotado no site da Cotação a R$2,54! Ainda me falta pagar taxa SEVIS, taxa de visto, comprar mais 300 dólares, pagar a taxa de embarque e o trecho interno.. Porque esse dólar maldito não esperou até Dezembro pra explodir?! Hahahhaa.. Mas tenho fé de que ele vá diminuir! A esperança é a última que morre, né?!

Bom, meu cheque chegou! Veio até mais do que eu esperava que viesse.. U$354! Como não dá pra trocar ele por dólares, tô pensando em trocar ele agora que o dólar tá lá em cima e esperar pra ver se a coisa acalma pra comprar os dólares de volta mais tarde.. Nem sei mais o que pensar.. Só agradeço por ter pago o programa a R$1,81 e comprado dólares a R$1,91, quando todos me chamaram de louca por fazê-lo. Tenho menos motivos pra chorar do que muitos intercambistas por aí hehehe..

Saiu a data do visto.. 30 de Outubro! A última quinta-feira do mês.. Já estou correndo atrás de toda a papelada, preenchendo formulários e tudo mais.. Agora estou na expectativa da chegada do meu DS2019.. Tomara que ele venha logo e sem problemas! Só de pensar que pode vir com alguma informação errada me dá vontade de chorar de desespero hehehe..

No mais, agora é só aguardar.. Queria dedicar um espaço do meu post de hoje pra Mariah, minha consultora da Intercultural! Apesar de às vezes sentir raiva dela quando ela demora pra responder meus e-mails, ao mesmo tempo ela é meu único consolo no desespero! Hahahaha.. Desculpe por todos os e-mails, pelas dúvidas idiotas e pelas pentelhações! Mas um dia quero trabalhar nessa agência também, tamanho o respeito e confiança que tenho nela, e como se fala.. tudo que vai, volta! Um dia espero que seja a minha vez! Hahaha..

E por hoje é isso, mesmo! =) Beijo pra todos!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Depois do susto..

Depois de digerir o susto do preço das taxas de embarque, volto aqui pra contar mais detalhes que acabei esquecendo no desespero de ontem hehehe.. =)

Bom, a preferência de passagem já está marcada, pelo menos. A probabilidade de eu não conseguir a passagem pros dias que quero é muito pequena já que sou da Edição Limitada e embarco cedo. A passagem São Paulo - Nova York deve ser marcada para o dia 28 de Novembro e a Nova York - Salt Lake City deve ser, claro, no dia 29 de Novembro. Não comprei a volta Salt Lake - Nova York porque pretendo ir para a Disney com a minha irmã e todas essas passagens internas vou comprar lá! =) Agora é real, faltam 51 dias apenas! \o/

Uma boa notícia é que... tchararam.. meu cheque de taxas chegou!! Nem acreditei quando li o e-mail!! Vou lá hoje de tarde resgatar o bonitinho, torcendo pra que ele seja gordinho e com muitos dólares ahahaha \o/

A orientação pré-partida está marcada pro dia 26 de Outubro. Ainda bem, vai ser antes do visto, que deve ser marcado na terça ou quinta da última semana de Outubro.. Aí posso tirar minhas milhões de dúvidas pra não ir morrendo de medo pra São Paulo!

Bom, pra quem tava totalmente sem notícias, veio uma enxurrada de coisas boas (e ruins)! E ainda descobri que a taxa de U$572,00 é cobrada pelo IATA na Intercultural! Definitivamente, a IE é muito sacana, porque cobra deles o turismo venda.. Viva a Intercultural! Hahahah =)

Bom, por hoje, chega! Depois faço um update com as notícias sobre o cheque!!

Cheers!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Notícias!

E hoje, na comunidade da Intercultural do Orkut..

João Pimenta: O e-mail referente a passagem será enviado hoje para todos os participantes que já entregram TODA documentação exigida pela Intercultural para inscrição no WEUSA.

Oba!!

-

update às 21:25:

E hoje, no site de pedidos de passagem da Intercultural..

Taxa de embarque SP-NY: U$ 350,00
Trecho interno NY-Salt Lake com taxa de embarque: U$ 222,00
Total do rombo no bolso: U$ 572,00

Olha minha cara de felicidade.. ¬¬ tô abismada! Quando fui da primeira vez, paguei R$191,00 de taxa de embarque CTBA-SP-NY! REAIS! Agora ainda falta o trecho Curitiba-SP e as taxas de visto.. Coitado do meu bolso.. Tô assustada demais.. Mas agora não tem volta mesmo, né?! Hahaha.. E o pior é que eu fui até o site da AA ver quanto era a taxa de embarque de verdade e é realmente U$350,00.. A agência não tá ganhando um centavo em cima disso! Talvez na conversão eles ganhem alguma coisa, mas nothing major.. Minha dúvida agora é: seria esse valor cobrado em reais no dólar turismo venda ou na cotação IATA?! Espero que seja na IATA, pq é bem mais barato e até onde sei as passagens aéreas são todas nessa cotação.. A diferença de R$1,975 pra R$2,31 é muito grande para ser ignorada! Hahahaha..

Alguém aí quer comprar um laptop?? =) Ou as minhas calças?? Hahahhaa.. Buááá!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Espera

Estou cansada de esperar. Não tenho notícias sobre o visto, nem sobre as passagens, sobre nada. Meu computador tá estragado e não posso fazer TCC por causa disso. Minha avó acabou de falecer. Tô que nem uma barata tonta de um lado para o outro, sem ter com o que ocupar a cabeça.

Quero embarcar. Logo!

Tempo que não passa..

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Brochures.. Oi?.

A primeira vez que eu fiz o Work Experience, eu não tinha a menor idéia do que eram brochures. Esse ano, meio que descobri sem querer. A verdade é que pouca gente tem conhecimento sobre esses livrinhos que podem ser grandes aliados de nós, intercambistas. Tanto pra decidir o destino como para planejar as viagens do grace period.

(meus brochures queridos!)

Para os leigos, brochures são livrinhos gratuitos que você pode pedir em sites dos EUA. Eles enviam para você, sem custo nenhum (gratuitos, né! errr). Demora de 3 a 6 semanas para chegar na sua casa, lindos, belos, formosos e cheinhos de informações! :)

Aqui, alguns sites (dos quais pedi quase todos, mas eles ainda não chegaram..):

Nova York, Califórnia, Flórida, Georgia, Colorado, Idaho, Oregon, Washington, Montana, Wyoming, New Mexico, Louisiana, Kansas, Wisconsin, Oklahoma, Minnesota, Virginia, Pennsylvania, South Dakota, North Dakota, Connecticut, Rhode Island, Massachusetts, New Hampshire, Maryland.

Esses são os únicos (?) links que tenho.. Divirta-se! Hahahaha :)

Cheers!

domingo, 21 de setembro de 2008

Aprendendo snowboard.

Aqui, a tragédia que foi aprender a fazer snowboard:



Essa era a pista Teddy Bear, onde as criancinhas de 4 anos de idade iam aprender a esquiar e saíam dando um banho na gente =)

Cena ridícula, essa..

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Uma das dúvidas que assombra os participantes do Work Experience é a cotação do dólar. De uma hora para outra viramos experts em economia, bolsas, crises imobiliárias nos EUA, etc. Bom, "experts" é forma de dizer.. Na verdade viramos neuróticos que ficam com a janela do UOL, BB, etc. aberta para ver a variação do dólar turismo venda!

A crise imobiliária nos EUA esse ano explodiu. Semana passada, um dos bancos americanos anunciou concordata, os investidores saíram do Brasil com certo receio e o dólar foi lááá pra cima! Claro, nossos cabelinhos ficaram todos em pé hehehehe..

Eu realmente não entendo nada sobre isso, só sei o que me dizem: com a crise, a situação do dólar é imprevisível. Baixar ele até pode, mas não no mesmo patamar que estava antes. E da mesma forma, pode subir. O que fazer, então, pra não sairmos no prejuizo?

O que me indicaram fazer é ir comprando os dólares em "blocos". Foi o que eu fiz, e acabei dando sorte. Comprei o dólar a 1,91 na sexta-feira e na quinta ele chegou a 2,07. Hoje, quando ele deu uma acalmada, fui lá e comprei mais um pouco, a 1,96. Agora estou esperando meu cheque das taxas do imposto dos EUA chegar pra pegar o resto do dinheiro. Estou esperando um cheque de 300 dólares, pelo menos. O problema nessa conversão é que na hora de trocar, ele vai ser convertido pelo valor do comercial compra e depois revendido pelo valor do turismo venda. Ou seja: vou ter lá um grande prejuízo, sem falar na taxa que eles descontam. Por isso tô torcendo por um cheque bem gordinho! Hehehehe

Por enquanto, I have nothing to tell. Odeio esse marasmo em que nada acontece, nenhuma taxa é cobrada, o visto não é marcado, etc. Agora é só esperar..

Cheers!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A maior diversão de quem vai trabalhar em estações de ski nos EUA é fazer ski ou snowboard! Eu experimentei as duas coisas e posso dizer que não fui muito feliz em nenhuma delas (o título do post deve dizer alguma coisa hahaha).

Eu subi na montanha pra fazer ski/snowboard 4 vezes.

Na primeira vez, eu fui sem aulinha, lá pro topo da montanha, de ski. Acabei na clínica, depois de ter caido e batido a costela. Um pouquinho de gelo aqui, um doril ali, e já tava pronta pra outra.

Na segunda vez, eu decidi tentar o snowboard. Foi, sem dúvida, uma das maiores frustrações da minha vida. Eu tenho as pernas muito compridas (mto! sou quase uma Ana Hickman de pernas hahaha) e pra ficar de pé com o board vc tem que segurar a extremidade dele e dar um impulso. Eu já sou fracote naturalmente, então não conseguia NEM FICAR DE PÉ naquela coisa! Hahahha.. Resultado: duas horas de tentativa e eu saí - sim! - chorando da montanha de raiva.

Aí eu tinha desistido de tentar subir num aparelho desses na vida. Até que, num dia de folga, meu ex namorado me convenceu a irmos esquiar. Bom, eu fui, mas.. Adivinha?! Caí de novo! Hahahahaha.. E fui pra clínica, DE NOVO! Aí já virei conhecida do lugar. Depois daquele dia, percebi que esportes radicais na neve não eram minha praia.

Cerca de um mês depois, de muito me encherem o saco, decidi fazer uma aulinha de snowboard pra ver se conseguia algum progresso. O professor era um australiano lin-do-de-mor-rer e eu fui toda contente aprender a ficar de pé em cima do board :P Depois de muitas tentativas frustradas, ele me falou o que eu já sabia ("Suas pernas são muito compridas, atrapalha!") e me ensinou outro jeito de ficar de pé no board. Finalmente consegui :D Ficamos a manhã toda aprendendo coisas de snowboard, como virar ele, etc e tal. Alguns tombos, mas nada significativo e, de tarde, decidi me arriscar do topo da montanha. Eerrr.. A pista era verde (fácil) e eu achei que seria super tranquilo.. E foi! Eu fui descendo junto com a Keyla (minha roommate) mas ela estava meio traumatizada e ficava parando toda hora.

Foi aí, então, que aconteceu. Ela parou e eu parei um pouco mais embaixo pra perguntar se ela estava ok e ela me disse pra continuar descendo que ela vinha logo atrás. Então me preparei para sair. Eu levantava no board de costas pra descida, então tinha que ir descendo e virando ele de lado pra continuar.. Eu levantei, comecei a descer e tchuf, entrou neve na parte de trás dele e eu, literalmente, SAÍ VOANDO de costas. Só que eu tava numa descida e, tcharararam, claro que fui apoiar meu braço. Resultado: um osso do pulso quebrado.

Eu não senti dor nenhuma por causa do frio e achei que só tivesse torcido ou deslocado, algo assim, e fiquei esperando a snow patrol pra ir pra clínica de novo. Lá eu já era conhecida - a enfermeira até me comprou uma lata de feijão numa loja mexicana pq eu fiquei falando que tava com saudade! -, então foi tudo rápido.. Eu tava ok, sem reclamar de dor, nada, até que o médico veio me contar que tava quebrado. Aí eu comecei a chorar porque achei que ia perder o emprego! Hahahaha.. Muito besta..

O final dessa história foi que fui relocada pra outro restaurante da montanha, passei a trabalhar mais e ganhar mais e perdi meu segundo emprego (que eu tinha acabado de conseguir, de dishwasher). Passei alguns dias a base de paracetamol e codeína pra dor e chorei no primeiro dia pós-queda tentando colocar a jaqueta e tentando tomar banho. Virei canhota por 2 meses e meu braço praticamente apodreceu dentro daquele gesso. Hahahaha.. Histórias pra contar, né?! :)

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Viajar..

Hoje eu li uma frase eu acho que define bem o Work Experience: “Viajar não é deixar as nossas casas, mas sim deixar os nossos hábitos” (Pico Iyer).

Eu estava lendo tópicos em algumas comunidades de pessoas que se decepcionaram com essa viagem e o ponto comum entre 90% delas é justamente o problema de adaptação. Eu já falei em algum post no começo do blog sobre isso. As pessoas esquecem que num programa desses nós não vamos simplesmente sair de casa e viver da mesma forma no exterior, mas vamos ter que mudar muitas coisas. Invariavelmente você vai ter que se adaptar a uma cultura totalmente diferente da sua.

Totalmente diferente, sim. Muita gente pensa que não é, mas é. Claro que tem algumas coisas em comum, mas o choque de hábitos é palpável. Você vai encontrar pessoas que não falam "I'm sorry" se trombam com você, e sim "Excuse me", e você vai achar que isso é meio arrogante. Vai encontrar pessoas que comem bacon no café da manhã e vegetais com gosto de borracha no almoço. Vai encontrar pessoas que jantam às 4 da tarde e se deitam às 8. Vai encontrar pessoas que adoram conversar, mas falam muito sobre si mesmas. Vai ter que dar gorjeta (e muita!). Vai encontrar um frio de doer os ossos. Vai encontrar uma comida à base de muita pimenta e pouco sal. Vai encontrar sucrilhos de todos os sabores. Vai se acostumar a comer um prato enorme no café-da-manhã pra aguentar o dia. Vai descobrir coisas que nem você mesmo imaginaria sobre os EUA.

Quando for fazer esse programa, tenha sempre em mente justamente essa diferença entre mudar de casa e mudar de hábitos. Ir de cabeça aberta é importante, liberar o sorriso, caprichar na educação e conversar com estranhos. Eu sei bem como é isso, porque aqui no Brasil sou daquelas pessoas consideradas antipáticas porque não gosto de conversar no ônibus e tenho sérios problemas de aproximação se não conheço alguém.

É importante mudar, ver seus defeitos e coisas que você acha que podem te atrapalhar lá fora.. Lembre-se que você estará num lugar totalmente diferente, então não tenha medo! :)

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Sonhos malucos.

Será que só acontece comigo de ter sonhos malucos conforme a viagem vai chegando?! Faz umas cinco noites que eu sonho com alguma coisa da viagem..

Esses dias, sonhei que tinha ido passear em San Diego. O engraçado é que nem fotos do lugar eu vi até hoje, só sei que tem praia. Mas era tudo tão lindo que acordei super animada pra visitar a cidade! Depois, sonhei que meu vôo pros EUA saía as 22:05 e o da Tati e do Guto às 22:00.. Nada a ver.. E quando sonhei que tinha menos de 10 minutos para embarcar e não tinha nem chegado no estacionamento ainda? Vivo preocupada com atrasos..

Sem falar nos sonhos com o maldito visto. Neles, eu sempre tenho o visto negado. Virou uma quase-obsessão essa preocupação de ter esse troço negado. Fico pensando nisso quase 24 horas por dia (tá, umas 20, porque nas outras 4 fico fazendo TCC hehehe), pensando em tudo que posso dizer pra eles não fazerem isso comigo. Dá quase vontade de chorar hehehehe..

Esses dias também sonhei com a nossa casa. Bom, nós não temos casa (ainda!), mas ela também era linda hahahaha.. O bom é que é quase tudo lindo e perfeito, menos a história do visto. Ai, visto maldito. Quando será que vai ser a viagem até São Paulo? Quero começar a juntar os documentos logo pra não ter problemas..

Bom, esse post foi só divagações pois não tenho nada de novidade pra contar, por enquanto. Espero ter alguma coisa legal essa semana ainda, sobre a nossa moradia! =) Enquanto isso..

Saindo totalmente do assunto do post (e do blog), queria indicar um filme pra vocês. O nome em português é Hora de Voltar (em Inglês, Garden State). O filme é de 2004, com o Zach Braff (Scrubs) e a Natalie Portman e é, sem a menor dúvida, um dos melhores e mais marcantes filmes que já vi na vida. Vale a pena, principalmente, pela trilha sonora que.. adivinha? Me faz pensar na viagem! Hehehe..

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Feliz, de novo!

Só foi necessário uma noite de insônia! Eu fico louca pensando em visto, TCC, moradia, etc., mas quando acordei hoje de manhã voltei a estar super animada com essa viagem! Não vejo a hora de embarcar..

Tô feliz, de novo! \o/
Salt Lake City, here we go!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Frustrações.

Tem momentos durante todo o processo do Work Experience que dá muita vontade de desistir. Acho que a gente começa a ficar meio home sick já antes de embarcar e se as coisas começam a dar meio errado dá muita vontade de jogar tudo pro alto.

Agora que já temos emprego, estamos na fase de buscar moradia. Pesquisa aqui, acolá, fala com ex-participante, pergunta onde morou, quanto pagava, etc. É um zilhão de informações que deixam você meio tonto, de verdade. Mas o pior disso tudo são as tentativas frustradas.

O mais comum em Salt Lake é morar em apartamentos centrais, condomínios. Os aluguéis são, em geral, baratos e tranquilos. Mas cada vez que você lê um review sobre algum deles em algum site, dá aquela murchada. É neguinho reclamando da parede fina, do cano de água que faz barulho, dos problemas que o manager não manda arrumar, e assim vai. A verdade é que todos os condomínios tem alguma reclamação foda que dá um desânimo desgraçado. Nós tínhamos desistido de procurar alguma coisa pelo Craigslist, aí decidimos dar uma olhadinha. Achamos uma casa perfeita: bem localizada, ajeitadinha e barata. Achamos que estávamos feito. Bom, nada feito. O anúncio era um golpe! Bacana, né!? Quase colocamos nosso dinheirinho numa puta roubada. Gente, quando forem procurar casa no craigslist, tomem MUITO cuidado. Existe uma seção no craigslist que fala sobre um negócio chamado scam. Leiam atentamente antes de fechar qualquer negócio. Infelizmente nós não temos como ver a casa antes de alugar, então arranquem o máximo de informações possíveis. Foi nessa de perguntar milhões de coisas que acabamos descobrindo a roubada que quase nos metemos.

Depois dessa furada, parece que alguém jogou um puta balde de água fria na minha cabeça. Desanimei com os apartamentos, desanimei com casa, desanimei com pegar ônibus todo dia pra trabalhar, desanimei com quase tudo. Sei que amanhã isso passa, mas é frustrante demais. Dá vontade de socar o filho da puta que se aproveita da boa vontade alheia hehehe..

Depois de sonhar com a nossa casinha, com nossa cama, com nossa bandeira do Brasil pendurada na janela, nossa ceia de Natal, dá aquela tristeza de pensar que vamos dividir paredes em um condomínio com algum maluco que sabe-Deus da onde veio. Mas, fazer o que? Eu já morei num quarto-banheiro com mais três meninas escandalosas. Quarto que era ponto de encontro, onde as festas rolavam, onde todos enchiam a cara, etc. Acostumei.

Amanhã a felicidade volta! =)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Passando frio.

A maior parte das pessoas que faz o WE vai pros EUA passar frio! Algumas pessoas preferem o calor, não sei por que.. Pra mim a coisa mais bacana do programa é ir justamente pra um lugar que seja totalmente diferente do seu país de origem.. Eu admito que me senti muito tentada a ir pro Hawaii esse ano, principalmente pelas paisagens lindas, mas a verdade é que sou sulista e sinto falta do frio maldito que passávamos anos atrás, quando temperaturas negativas não eram novidade. Hoje em dia, se faz frio perto de 0 graus é histórico! Hehehehe..


Em todo caso, provavelmente quase 90% dos participantes do Work Experience USA vão para ver neve e congelar. Bom, o problema é que muita gente vai achando que dá pra se acostumar com a temperatura.

Gente, nesses lugares a temperatura pode chegar a -30, -35 graus.. Vocês têm noção do que é isso? Em questão de segundos vc pode perder as sensações das mãos e dos pés. Acompanhado do vento, então, é batata: nariz queimado, pernas dormentes.. Sabe aquela história de que quando alguém sofre de hipotermia e a temperatura vai voltando ao normal, parece que mil facas estão entrando no corpo? Então, é verdade.



Eu lembro vividamente do dia em que em Stratton fez -25 graus. Foi a temperatura mais baixa da temporada, que foi bem ruim. Eu estava de folga e fui com dois amigos pra Rutland, cidade próxima. Lá em Vermont é comum pedir carona, mesmo que seja proibido. Nós tínhamos que ir até Manchester, que ficava uns 20 mins de Stratton de carro, pra pegar o ônibus pra Rutland. Então nos agasalhamos e fomos. Tipo, nos agasalhamos mesmo. Segunda pele, mais uma calça de lã e a calça jeans por cima. Segunda pele em cima também, mais duas blusas de lã e jaqueta de neve. Gorro, pescoceira, três meias, bota impermeável, luvas. E lá fomos nós. A nossa sorte foi que conseguimos uma carona já na saída de casa, com uma moça que tinha acabado de levar os filhos pra aula de ski (sim, eles têm aula de ski/snowboard em Educação Física hahaha). Ela nos deixou no ponto de ônibus pra Rutland e nós descemos na frente do shopping.

O problema é que sair daquele congelador pra uma bolha de calor é um tormento. Você começa a morrer de calor, suar, etc. Aí, aos poucos, fomos tirando as peças de baixo.. Foi-se a calça de lã pra bolsa e uma das blusas de lã tb.. Na hora de ir embora, como estávamos atrasados, decidimos arriscar ir sem colocar de volta. Voltamos pra Manchester e de lá tínhamos que ir até o housing mais próximo, que ficava uns 20 mins de caminhada do ponto. E estava anoitecendo, então carona era impossível de conseguir. Fomos andando.

Quando chegamos, eu não sentia as pernas, meu cabelo estava congelado (mesmo sem estar molhado!) e minhas mãos praticamente não se mexiam. E então começaram as facadas no corpo. Argh, que coisa doída. Claro que aquele dia me rendeu uma puta gripe e muita dor no corpo e moleza, por causa da queda de imunidade. Depois daquele dia, nunca mais abdiquei das minhas calças de lã e segunda pele.

A verdade é que dá pra se acostumar com o frio. No começo vc quase congela, mas depois fica mais tranquilo. Ir de um lugar pra outro, a uns -10 graus, sendo que vc tem que andar somente 5 mins, é tranquilo. Mas se for passar mais tempo na rua, esquece. Vai precisar de mil camadas de roupa sim! Se acostumar com -5 graus é fácil, mas temperaturas mais baixas - em alguns lugares já foi registrado -55 graus! - são impossíveis de serem toleradas pelo corpo humano. Pelas leis da física, se vc colocar em contato um corpo de 36 graus perto de um de -55, o natural é que seu corpo perca calor. Nem os americanos se arriscam num frio desses a sair de casa. As coisas páram. Os carros não ligam. As pessoas são proibidas de descer montanhas de ski ou snow (geralmente o alto da montanha é de 10 a 15 graus mais gelado que a base dela). Não vai ser você que vai vencer a temperatura e sobreviver de camiseta e calça jeans.

Ceroulas, segunda pele, blusas de lã, luvas, gorros, pescoceiras, etc. Ponha tudo e seja feliz. Nem que seja pra andar 10 minutos. Depois você tira, mas vai agradecer por tê-las colocado antes de sair de casa. Palavra de quem já sofreu de hipotermia no alto da montanha de Stratton.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

E as malas?

Oi? Malas? Mas já?

Sim, já! Muita gente acha que arrumar as malas pra viajar é uma coisa rápida e fácil, como se fosse passar um fim de semana na casa da vó (a-ham!), mas não é bem assim. E isso não vale só pras mulheres, não. Vale pros homens também! Eles podem esperar um pouquinho mais de tempo, mas não podem deixar pra última hora..

Claro que você não vai abrir a mala no canto do seu quarto e já colocar as coisas dentro dela, mas você pode começar a preparar uma lista de coisas que vai levar. Pode ter certeza que a sua lista vai ter muita coisa e você vai se desfazer de boa parte dela, mas esse processo é importante pra você não esquecer de nada. Antes ter que tirar da mala do que esquecer alguma coisa em casa, né?

Pra pensar na sua mala, vale pesquisar tópicos sobre o assunto nas comunidades do Orkut. Tem uns que rendem mais de 500 posts, principalmente femininos, discutindo roupas, maquiagem, absorvente, anticoncepcional e até camisinha. O importante é que lá você com certeza vai achar algo que esteja faltando na sua lista.

Quando você terminar a lista, ela vai parecer enorme. Mas no fim das contas ela não é tão enorme assim, já que muitas coisas são pequenas ou estarão dentro de um mesmo compartimento. Eu friso: é muito importante começar a pensar na mala cedo. Muita gente não dá bola pra isso e acaba passando uma semana correndo de um lado pro outro que nem louco, lembrando de coisas pra pôr na mala no meio da madrugada, ou no aeroporto meia hora antes de embarcar..

Você vai levar muita coisa que vai deixar lá, então tente não levar roupas muito "xodózinhos", que vai dar pena de deixar pra trás. Você pode até trazer de volta, mas sua mala vai ficar pesada e você vai precisar de mais de duas, com certeza. Uma dica pra quem não quiser deixar nada pra trás.. Nos EUA eles vendem aqueles sacos de vácuo baratíssimos. Sua mala vai ficar um trambolho de tão pesada, mas suas roupas vão entrar em apenas uma! Boa sorte pra carregá-la depois, caso você for viajar! Hehehehe.. mas é uma boa alternativa! Mas, gente, por favor, deixem pelo menos os tênis velhos lá, né? :D

Eu já comecei a trabalhar na minha mala faz umas duas semanas. Aqui a lista (provisória) do que vou levar:

Mala:
- 2 calças jeans (uma no corpo)
- 2 calças pretas (trabalho)
- 1 calça de ginástica
- 2 tênis pretos (um no pé), 1 bota, 1 havaianas, 1 sandália (salto?), 1 pantufa (?)
- 7 meias, 7 calcinhas, +- 7 sutiãs/tops
- três blusinhas pra sair
- três blusinhas básicas
- 3 ou 4 blusas de lã
- 2 blusas de manga comprida básicas
- pra usar em casa: 1 moleton, 1 shortinho, 2 camisetas
- 2 casacos (eu já tenho um de neve, vou me poupar uns dólares hehe)
- 2 cachecois
- 2 pijamas
- conjuntinho de roupa pra pôr por baixo
- 1 par de luvas
- 1 gorro
- 1 biquini (nunca se sabe, né?)
- 1 bolsa pra sair + 1 bolsa dia-a-dia

Extras:
- 1 toalha
- 1 conjunto de roupa de cama
- livros (?)
- fotos da família
- 1 despertador
- 1 toalha de mão
- 2 cadeados pra locker, etc.
- 1 protetor de ouvido (esse é um extra meu, pq eu tenho sono leve e qdo precisar dormir e tiver festa em casa não vou conseguir hahaha)

Remédios:
- Doril
- Anticoncepcional
- Remédio pra cólica
- Dramin
- Band-aid
- Cotonete
- Antiácido/digestivo
- Cartão com informações de saúde
(essa lista ainda vai ser melhorada, sempre lembro de uma coisa do nada!)

Necessaire:
- 1 shampoo
- 1 condicionador
- 1 creme pra pentear
- 1 sabonete líquido + esponja
- 1 sabonete íntimo
- 3 pacotes de absorvente
- 3 desodorantes (nao quero comprar lá)
- 1 adstringente + 1 esfoliante grandes
- 1 protetor solar
- 1 hidratante
- 1 creme pras mãos
- 1 perfume
- 1 talco para pé
- giletes/cera fria
- Bijouterias
- 1 escova de cabelo
- 1 pente
- maquiagem básica
- Acetona + alicate + cortador + lixa + esmalte + algodão
- 1 pinça
- 1 escova de dentes + 1 pasta

Bagagem de mão:
- Óculos escuros
- Óculos de grau
- mp4
- Documentos (passaporte, DS, etc etc etc)
- Carteira, telefones
- Manteiga de cacau
- Máquina fotográfica (+ usb, carregador e pilhas)
- 1 escova de dentes (total=2) + pasta + enxaguante pequenininho + desodorante pequeno
- 1 caneta
- Caderno/Agenda
- Rabicós e piranha
- 1 almofadinha de pescoço
- 1 trident

Comidas (pra matar a saudade do Brasil):
- massa pronta de pão-de-queijo
- guaraná em pó
- passatempo (vício maldito!)
- sonho de valsa
- leite condensado

E assim vai.. a comida é uma coisa que podem apreender na alfândega, mas eu não vou ficar sem tentar, não.. Não vivo sem passatempo, gente!

Enfim, sintam-se à vontade pra copiar a lista e se basear nela hehehe já teve umas meninas que pediram no Orkut e eu já passei e elas gostaram.. E se lembrarem de alguma outra coisa (que não seja camisinha, por favor! sem piadinhas hahaha), me avisem!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

O fantasma do visto.

Gente, é praticamente setembro! Isso significa que de agora em diante praticamente tudo que se falar sobre essa viagem vai ser relacionado ao tão desejado visto. Siiim, as entrevistas já começaram a ser marcadas. Tem gente que vai ser entrevistado já no meio de Setembro. No caso do pessoal aqui de Curitiba, a Mariah (minha consultora) me disse que as entrevistas estão previstas para o fim de Outubro. Me-do!

Eu já passei por isso uma vez e quase estraguei tudo. O cara me fez uma pergunta em inglês e eu entendi outra absolutamente diferente. Minha sorte foi que eu percebi o erro, corrigi e pedi desculpas. Aquele visto foi tranquilo, mesmo com todo o trabalho que tivemos de juntar quilos e mais quilos de papelada (inútil). Depois daquela entrevista, eu peguei o costume de dizer que o terrorismo criado pela expectativa do visto é o maior responsável pelos vistos negados. O povo fica nervoso, mesmo, e acaba se embananando todo. É um prato cheio para os cônsuls assassinos.

Dessa vez, minha preocupação é ainda maior. Eu me formo esse ano e, teoricamente, meus "vínculos" com o Brasil terminam também. Claro que é mentira, já que eu dependo do salário de filha, da casa, comida e roupa lavada da mamãe e dos jogos de futebol com a irmã. Mas eles não sabem disso, malditos! Claro, eu estou simplesmente morrendo de medo de ter o visto negado. Poxa, eu sou uma intercambista exemplar. Entrei e saí dos EUA no tempo previsto, não cometi nenhum crime, não bebi (ou melhor, não fui pega bebendo hahaha) por ser menor de 21, não fiz na-di-nha de errado. Será que eles vão ter dó de mim e me dar o visto só com duas perguntinhas como da outra vez? *junta as mãos, ajoelha e reza*

De qualquer forma, já comecei a pensar nos milhões de documentos que preciso reunir pra conseguir esse maldito adesivinho no passaporte. Lembro da dificuldade que foi juntar tudo da última vez, do medo de esquecer alguma coisa em casa, de lembrar só no meio da viagem pra São Paulo, etc. Dessa vez vou fazer um triple check pra não ficar com o coração na mão às 3:15 da manhã quando achar que esqueci o passaporte no criado-mudo (claro que eu não tinha esquecido, mas não seria uma aventura tão nervosa se eu não tivesse pensado que esqueci). E, dessa vez, vou levar meus recibos de pagamento das parcelas da minha formatura. Pôxa, eu desembolsei 1.600 reais pra essa festa, why the hell eu não vou voltar pro Brasil? Hein, hein, hein? Me diz?!

Vou começar a reza desde já, apelar pros santinhos e o escambau. Mas eu não saio de São Paulo sem meu visto, não. Onjáseviu? Eu me mato pra pagar essa jossa, guardo real por real na poupança, e algum americanozinho vai me dizer que não posso ir?

Palhaçada, hein! Palhaçada! *respira*

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Pagando mico de novo.

Esse mico é fresquinho.

Nós já estamos com a job offer em mãos e temos entrado em contato com a responsável do RH a respeito de moradia. Trocamos alguns emails, perguntando sobre lugares, aluguéis, etc, etc, etc. O nome dela é Rosaria, ela é super prestativa e brother como eu e a Tati costumamos chamá-la.

Hoje ela me enviou um e-mail falando sobre o housing que ela vai oferecer para os participantes do Placement e perguntou se nós estaríamos interessados. 400 dólares por mês, com um salário de 8 dólares a hora é uma facada e, claro, nós dissemos não. Entretanto, eu enviei a resposta desse e-mail com cópia pra Tati e o Guto pra eles saberem o que eu tinha dito.

Eis que recebo uma resposta da Tati: "400 é muito caro! blá blá blá.. citifront! citifront! (que é o nome do condomínio em que queremos morar) \o/". Até aí tudo bem. Eu aperto responder, escrevo uma resposta qualquer falando sobre o fato do lugar que ela está oferecendo ser um hotel, e envio. No gmail, aparece "Nova mensagem de Tatiane". Eu atualizo. De repente, leio a mensagem: "MEU DEUS, EU MANDEI PRA ROSARIA! O QUE EU FAÇO?"

Siiiiiiim, nossas duas respostas tinham ido DIRETAMENTE PARA A CAIXA DE ENTRADA DA ROSARIA! hahahahahahhaa obviamente tivemos uma crise de meia hora de riso, imaginando a reação dela diante de palavras em português misturadas com palavras em inglês como "hotel", "candlewood" (o nome do housing que ela oferece), "apartaments", etc. Sem saber o que fazer, e com medo dela ficar brava com o número de e-mails, fui designada para mandar um e-mail de retratação. Eis a mensagem:

Rosaria,

I'm sorry for the portuguese emails. Tatiane answered the copy I sent her and forgot to erase your email address. I didn't see it and answered it again and another email ended up in your mail box. I'm really, really sorry about that. We are not as stupid as we seemed to be by doing this, I promise! Lol =)

I'm sorry again.

Take care.

Marianne

(Rosaria,

Me desculpe pelos e-mails em português. Tatiane respondeu a cópia que enviei para ela e esqueceu de apagar seu endereço. Eu não vi, respondi novamente e outro e-mail acabou na sua caixa de entrada. Me desculpe, me desculpe. Nós não somos tão estúpidas como parecemos fazendo isso, eu prometo! Risadas. =)

Me desculpe novamente.

Cuide-se.

Marianne)

Sim, amigos! Eu fiz uma piadinha, pra ver se pelo menos ela encarava a pisada de bola de bom humor. Resultado? Um grande vácuo, onde ela respondeu apenas falando a respeito do housing e sem um "a" sobre os e-mails fujões.

Ficamos, claro, imaginando um e-mail dela chegando daqui 2 semanas, se não tivéssemos percebido o erro..

Marianne,

I'm sorry but can you stop sending me emails I can't understand, please?

Thank you and you're fired.

Warm regards,

Rosaria.

(Marianne,

Me desculpe, mas você pode parar de me enviar e-mail que eu não entendo, por favor?

Obrigada e você está despedida.

Cumprimentos calorosos,

Rosaria.)

Pagando mico.

Na temporada de 2006/2007, eu fui para Stratton, em Vermont. Lá, eu paguei vários micos ridículos, desde tombos exdrúxulos no gelo (um deles resultou em um hematoma do tamanho da palma da minha mão, na bunda, que demorou quase 2 meses pra sumir completamente) até situações constrangedoras com os clientes.

Uma delas é uma lembrança vívida na minha memória por ter virado piada no nosso grupo de amigos.

O restaurante onde eu trabalhava tinha duas wings (asas) onde os clientes se sentavam para comer. Dessa forma, o restaurante era dividido em duas partes, três caixas de cada lado. Na maior parte do tempo eu trabalhava na ala leste. Os caixas ficavam virados para o restaurante e, na nossa frente, ficava a parte onde era servido o café da manhã. Na frente dos outros três caixas ficava a parte onde eram montados os lanches, e naquele setor duas amigas minhas trabalhavam.

Em um dia daqueles mais movimentados, minha chefe me colocou para trabalhar na outra ala, de frente para as meninas. Por algum motivo que eu não lembro qual era, elas ficavam fazendo caretas pra mim toda hora que eu ia atender alguém e eu tinha que me conter muito pra não dar risada. Até que o fatídico mico ocorreu.

Nós sempre cumprimentávamos os clientes com How are you today, sir? ou algo parecido, e nos despedíamos com um Have a nice day. Estava eu, segurando o riso por conta das caretas, atendendo um cliente. Na hora de me despedir dele, eis que solto:

- Have a nice face, sir!

Eu tenho sérios problemas em segurar o riso e, principalmente, em rir sem emitir sons. Portanto, depois de receber uma olhada estranha do cliente e ele se retirar com cara de poucos amigos, eu comecei a rir desesperadamente. Não conseguia atender o cliente seguinte e tentei explicar para ele porque eu estava rindo, sem sucesso, claro. Pedi licença e fui para o fundo do restaurante chorando de tanto rir. As duas, claro, se torcendo de rir da minha cara.

No fim, aquilo virou a piada do dia. Era Have a nice face pra cima e pra baixo, todo mundo se perguntando se o cliente estava pensando que eu tinha insinuado que ele era feio. No fim das contas, nunca saberei de verdade. E, o pior de tudo, é que nem olhei pra cara do coitado direito pra me sentir menos culpada (ou não) pelo deslize.

O passaporte.

Na empolgação de escrever, acabei esquecendo de um passo importante pra quem está indo pros EUA pela primeira vez: a emissão do passaporte.

Quando eu fui em 2006, o passaporte ainda vinha no modelo antigo. Eu sei que algumas coisas mudaram de lá para cá, então a melhor alternativa pra quem está indo pela primeira vez é entrar em contato com a agência pedindo essas informações. Um site bacana pra quem quiser tirar as primeiras dúvidas é esse aqui. Os documentos necessários para tirar o passaporte são:

- Carteira de identidade (RG) - para os maiores de 18 anos;
- Certidão de nascimento - para os menores de 18 anos e que ainda não obtiveram a carteira de identidade;
- Certidão de casamento e carteira de identidade - para mulheres com estado civil diferente do de solteira e que não conste na identidade;
- Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição. Na falta dos comprovantes,é necessária a apresentação de uma declaração da Justiça Eleitoral da zona de sua votação, que comprove que você está quite com as obrigações eleitorais;
- Certificado de reservista - para os requerentes do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos, ou declaração da Justiça Militar que comprove a situação regular. No caso de naturalizados, esses documentos são necessários para pessoas de qualquer idade;
- Certificado de naturalização, para os naturalizados;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Duas fotografias tamanho 5x7 cm, datadas (ano com quatro dígitos) de no máximo seis meses atrás da data que o passaporte é solicitado,com fundo branco, de frente e sem adornos;
- Formulário de requerimento de passaporte modelo 219, disponível online e à venda em papelarias, preenchido à máquina ou em letra legível, com caneta esferográfica azul;
- Comprovante de pagamento da taxa em UFIRs, conforme tabela de preços. A taxa só pode ser recolhida no Banco do Brasil, por intermédio da guia GAR/FUNAPOL, em 2 (duas) vias, com apresentação do CPF do requerente, do código da tabela de preços e da unidade arrecadadora;
- Passaporte anterior, quando esse existir, pois a não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro, conforme código de preço 004-3 da tabela.

Depois que você juntar toda essa papelada, deverá se dirigir a um posto de atendimento da Polícia Federal. Muita gente reclama da espera na fila, mas isso é relativo. Eu esperei 15 minutos, teve gente que esperou horas. O negócio é ir cedo e estar com tudo certinho, pra não haver problemas! Depois, só esperar ele ficar pronto e admirar seu mais novo filhote.. um passo a menos para os EUA! :)

Ah, só lembrando. No site da Polícia Federal você encontra todos os documentos e formulários necessários para o requerimento do passaporte.

domingo, 24 de agosto de 2008

Os posts.

Sim, os primeiros posts do blog foram feitos no mesmo dia. Eu escrevi os primeiros textos há algum tempo, por isso a pressa. A partir de agora, as atualizações vão ser um pouquinho mais espaçadas, somente quando eu tiver alguma coisa bacana pra contar sobre a viagem. Acredite, estou na pilha! Cada dia descubro alguma coisa nova, um blog novo, lembro de alguma coisa bizarra que aconteceu comigo da outra vez.. De qualquer forma, estarei aí quando tiver novidades, ok?! =)

Como eu disse no post anterior, nossas opções estavam entre Colorado e Montana. A Intercultural oferece ferramentas que facilitam a procura de emprego dos participantes Independent, onde você pode pesquisar sobre os principais destinos, informações sobre moradia, transporte, etc. Munidas desses sites, nos apaixonamos por Big Sky, em Montana. Um dos empregadores oferecia moradia de graça no hotel e a moradia era nossa maior dor-de-cabeça para nós que queremos economizar bastante. A partir disso, passamos a mandar e-mails frequentes para esse hotel.

Aí veio o balde de água fria. Eles não iriam contratar para a temporada de 2008/2009. Como assim? Pesquisa vai, pesquisa vem, descobrimos que o hotel havia pegado fogo na temporada anterior e tinha decidido não abrir as portas no inverno desse ano. Já tínhamos mais do que certeza de que iríamos para lá e, por conta disso, acabamos nos desanimando.

Então voltamos a cogitar o Colorado. Separamos algumas opções de lojas, resorts, etc., mas nada nos agradava 100%. No meio disso tudo, o Footprints, uma das ferramentas do sponsor da Intercultural, a CCUSA, começou a ser atualizado. Empregadores começaram a aparecer aos poucos lá para que enviássemos nossos perfis. No meio deles, uma bolinha azul no estado de Utah. Um emprego na cidade de Salt Lake City.

Era um destino que nunca havíamos cogitado. Salt Lake City é a capital do estado de Utah. É uma cidade de mórmons, de aproximadamente 200 mil habitantes. Muitas estações de ski ficam na proximidade, como Park City, Deer Valley, etc. A partir dessa descoberta, passamos a pesquisar coisas sobre o lugar. A maior parte dos intercambistas em Salt Lake trabalha no Aeroporto Internacional. O empregador do Footprints era a AirServ Corporation, oferecendo vagas para limpeza dos aviões, para cuidar de crianças, ajudar pessoas com deficiências físicas, etc.

Depois de muitas pesquisas, descobrimos um empregador do aeroporto, o Air Terminal Gifts, e conversando com ex-participantes que trabalharam lá nos interessamos bastante. Além da proporção de intercambistas pelo tamanho da cidade ser pequena, os empregos eram para vendedores. Ou seja, contato direto com americanos e pessoas de todos os cantos do mundo. A partir disso, eu enviava e-mails para a responsável do RH deles direto, até que ela me respondeu dizendo que ela talvez estivesse interessada e para que enviássemos nossos perfis para ela. A partir disso, o processo foi rápido. Assim que as informações deles apareceram no Footprints, enviamos nossos perfis e, 2 dias depois, estávamos com uma job offer em mãos.

Nesse processo, tivemos algumas dúvidas se deveríamos mesmo ir para Salt Lake. Mas toda vez que falávamos sobre o assunto uma onda de adrenalina entrava no recinto e ficávamos totalmente elétricas e empolgadas. E o mais engraçado é que a empolgação não passava. Se aparecia outro emprego mais "interessante" no Footprints, e a gente ameaçasse se desanimar e achar que tínhamos sido precipitadas, em menos de 10 minutos vinha outra onda de adrenalina e começávamos a falar sobre Salt Lake sem a menor dúvida de que escolhemos o lugar certo.

É importante que o intercambista conheça bem seu destino. Muita gente decide fazer esse programa sem ter idéia de onde ao menos gostaria de ir, outros decidem com apenas um lugar na cabeça. Esse tipo de atitude pode frustrar muito. Você pode acabar em um lugar que não tenha nada a ver contigo, em um emprego que você aceitou por falta de opções e até mesmo em um lugar que era "moda" por não ter pesquisado melhor. Quando estiver indo para algum lugar, tenha convicção de que é para lá que você quer ir. Se conseguir um emprego em determinado lugar, pesquise, descubra os pontos altos do lugar, lugares próximos que pode visitar, atrações da cidade, etc. Todos os lugares possuem atrativos, basta você procurar por eles para que seu intercâmbio seja nada menos que uma experiência inesquecível.